A Associação Romã Azul tem vindo a promover Ciclos de Conferências com o objetivo de dar a conhecer, esclarecer e promover a reflexão e o debate sobre temas que são importantes para permitir um mais aprofundado conhecimento da sociedade onde vivemos.

Desta feita, e tendo em conta um estudo recente feito pela Smart e pela RheinGold, indicou os portuenses como os habitantes mais felizes da Europa. Noutra linha, foi a cidade do Porto eleita o Melhor Destino de Cidade da Europa 2022, durante a 29.ª edição do World Travel Awards (WTA).

Na procura de eventuais pistas para perceber algumas das idiossincrasias da cidade que no seu brasão de armas ostenta um Listel com os dizeres «Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto» é proposto agora ouvir aquilo que o Prof. Joel Cleto nos tem a dizer sobre as origens da Cidade do Porto.

O Prof. Joel Cleto é Arqueólogo, Historiador e divulgador da História e Património. Nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997); professor Especialista pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto (2015), onde é docente na licenciatura em Turismo e integra o respetivo centro de investigação (NIDISAG). A sua atividade letiva estende-se, também, ao Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes.
Assegura ininterrupta e semanalmente, desde 2006, programas dedicados à História e Património na estação de televisão “Porto Canal”. A sua série “Caminhos da História” obteve, em 2016, o Prémio Melhor Trabalho Media da Associação Portuguesa de Museologia. O mesmo programa merecera-lhe já, em 2012, a nomeação pela Sociedade Portuguesa de Autores como autor de um dos três melhores programas de entretenimento/culturais de televisão portuguesa. É autor de vários livros e de dezenas de ensaios e estudos de investigação, editados em publicações da especialidade. Tem-se preocupado igualmente com a divulgação junto do grande público das temáticas relacionadas com a História e o Património, através de conferências, palestras, ciclos de visitas de estudo e publicação de artigos na imprensa. Entre outras distinções, foi galardoado pela Autarquia do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, e integra desde 2017 o Conselho Municipal de Cultura do Porto.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição por força dos lugares limitados, através do preenchimento do formulário em https://forms.gle/9gqEic9R1PphKF9g7